quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 | | 0 comentários

Você tem sono no trabalho?





Apesar da má fama, cair no sono durante o trabalho é considerado normal por especialistas, desde que de forma esporádica. O que preocupa os médicos é quando a vontade de dormir no serviço aparece com frequência, sinal de noites mal dormidas ou até mesmo de um distúrbio que precisa ser tratado. Isso, ao contrário da "cochilada", não pode ser resolvido apenas com um alongamento ou com um gole de café.
Além do desconforto, trabalhar com sono tira o rendimento, pode levar a erros e até provocar acidentes, diz o médico do trabalho Alexandre Lourenço, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida(ABQV).
Fonte: Márcia Pradella(coordenadora do ambulatório de sonolência diurna excessiva do Instituto do Sono da Unifesp,Shigueo Yonekura (neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba) e Alexandre Lourenço (médico do trabalho e vice-presidante da ABQV).

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 | | 0 comentários

A VOZ DO PROFESSOR MERECE CUIDADOS....



A voz, em determinadas profissões,
representa um dos principais instrumentos
de trabalho e, neste caso, torna-se
fundamental ter o conhecimento sobre a
produção vocal bem como sobre os cuidados
necessários para manter uma voz
sempre saudável. Dentre estas profissões
está a docência.
Sabe-se da grande incidência de alterações
vocais em professores, que,
muitas vezes, interferem na prática diária
de transmitir os conteúdos através da
voz. A causa de tais alterações, na
maioria das vezes, está relacionada ao
mau uso e/ou abuso vocal. Os professores
têm uma grande demanda vocal e
utilizam-se da voz durante toda a jornada
de trabalho sem ter o conhecimento de
como produzir uma voz sem esforço e de
maneira efetiva. Comportamentos abusivos
como falar durante muito tempo,
falar em forte intensidade para superar o
ruído da sala de aula, numa postura
inadequada, com voz abafada, presa na
garganta, utilizando um padrão respiratório
inadequado, e hábitos inadequados
como ingestão de pouco líquido, uso de
pastilhas para a garganta, etc., são características
frequentemente encontradas
entre os professores e que levam ao
surgimento de disfonias funcionais.
Logo, é necessário que eles sejam
orientados e treinados para uma prática
vocal adequada que os possibilite transmitir
a mensagem sem que haja desconforto
ou esforço vocal. As orientações dizem
respeito aos hábitos de higiene vocal
que promovem o conhecimento de condutas
vocais preventivas de maneira a
evitar o surgimento da disfonia...

MEURER D. Brum. Centro de Estudos da Voz

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 | | 0 comentários

Hérnia de Disco:Essa é a segunda patologia que mais afasta profissionais do trabalho, só perdendo paras doenças do coração.


Quase seis milhões de brasileiros sofrem de uma doença provocada principalmente pela falta de algum tipo de atividade física e também pela postura errada durante o trabalho.

Foram dez anos de sofrimento e a pedagoga Eliana Ratton perdeu as contas de quantas crises teve e de tudo o que tentou para se livrar da hérnia de disco: “Tentei ginástica, alongamento, relaxamento. Minha perna esquerda ficou travada. Tinha cãibra e tinha dificuldade de andar”.

A hérnia se forma quando há uma alteração na coluna que pode comprimir um ou mais discos que ficam entre as vértebras. Esses discos são moles, servem de amortecedores, mas a longo prazo ficam desidratados e mais suscetíveis ao rompimento. Essa degeneração pode chegar ao ponto de curvar o disco. Se ele tocar na medula ou em uma raiz nervosa, vem a dor.
Ao todo, 5,5 milhões de brasileiros têm hérnia de disco, de acordo com uma pesquisa do IBGE. É a segunda patologia que mais afasta profissionais do trabalho, só perdendo paras doenças do coração. São muitas as causas: predisposição genética, idade, sedentarismo e postura errada. A má notícia é que quando a hérnia de disco aparece, não tem cura. A boa é que a grande maioria dos casos não termina na mesa de cirurgia.

O fisioterapeuta Eduardo Cadidé aposta em três principais medidas para devolver bem estar aos pacientes. Fisioterapia, fortalecimento muscular e reeducação postural. “Aplica essas técnicas com o objetivo de melhorar a mobilidade da coluna, restaurar algum movimento. Algumas hérnias têm condição de ser revertidas e o paciente tem uma melhor qualidade de vida. Dá para esquecer da hérnia”.

Fonte:  http://g1.globo.com/bomdiabrasil








| | 1 comentários

SaiBa MaiS....


CBO- Classificação Brasileira de Ocupações

A classificação brasileira de ocupações-CBO instituída por portaria ministerial n° 397, de 09 de outubro de  2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatório junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela classificação brasileira de ocupações são de ordem administrativa e não se estandem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei,cuja  a apreciação é feita pelo congresso nacional, por meio de seus deputadado e senadores, e levada a sanção do presitente da república.

by: Vinícius C. Bezerra

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 | | 0 comentários

Saiu a CBO para os Tecnologos em Segurança do Trabalho

CONFIRA!!!
CBO - Classificação Brasileira de Ocupações

2149-35 - Tecnólogo em segurança do trabalho


Descrição Sumária

Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.



http://www.mtecbo.gov.br/