sábado, 13 de março de 2010 | |

LER/Dort, a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. ...


Sentindo dores frequëntes nos braços ou costas? Cuidado, você pode estar desenvolvendo algum tipo de lesão muscular.Conhecidas pelas siglas DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou LER (Lesões por Esforços Repetitivos), tais patologias afetam tendões, músculos e nervos, principalmente os do pescoço e dos braços. Segundo o Instituto Nacional de Prevenção às LER/Dort, tais distúrbios são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil.

Segundo ele, as LER / DORT atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, tendo uma maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos e sendo as mulheres as mais atingidas.De tão importante tal tema ganhou um dia especial: no dia 28 de Fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort.

Causas e conseqüências

As principais causas de tais patologias são os movimentos repetitivos, além de postos de trabalhos inadequados, fazendo com que fiquemos em posturas incorretas por muito tempo.

Por sua vez, as conseqüências mais comum são:

tendinites, as inflamações nos tendões;
epicondilites, as inflamações nos cotovelos;
síndrome do túnel do carpo, que é a inflamação do nervo na região do punho.

Evitando o problema

A melhor tática contra a DORT é a prevenção. As seguintes dicas poderão ajudá-lo a combatê-la. Confira.

Preste atenção à ergonomia. Definida pela Associação Internacional de Ergonomia como a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Assim, quando formos escolher o mobiliário de nosso escritório, é fundamental dar importância àqueles projetados de acordo com as normas da ABNT.
Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10min a cada 1 hora sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço.
Algumas empresas oferecem aos seus funcionários pausas para ginástica laboral, que consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho que buscam evitar tais problemas ocupacionais relacionados ao esforço repetitivo. A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – possui uma página especialmente dedicada ao assunto, mostrando uma série de exercícios que podem ser realizados no seu dia-a-dia.

Fonte: http://administrando.net/dort-como-prevenir-se-de-lesoes-musculares-no-trabalho/

0 comentários: