sexta-feira, 29 de julho de 2011 | Postado por Vinícius C. Bezerra às 11:23 | 0 comentários
você sabia ? 97% do gesso do BRASIL vem do sertão do Araripe (PE)
O município de Trindade (PE) sediará de hoje (29) até domingo ( 31) a 3ª Exposição e Feira Internacional da Indústria do Gesso (ExpoGesso).
Durante os três dias do evento serão apresentadas novidades do gesso, bem como tendências de mercado, produtos e tecnologias de produção para promover o polo gesseiro do estado.
A ExpoGesso será realizada em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada na praça de eventos do município, e terá a participação de 60 empresas expositoras nacionais e internacionais.
A PREFEITURA DA CIDADE DE TRINDADE-PE ESTÁ CONTRATANDO A CANTORA BAIANA IVETE SANGALO COM UM CACHÊ QUE GIRA EM TORNO DOS 600 MIL REAIS.
Numa realidade oposta, centenas de profissionais que trabalham nas grandes mineradoras das imediações do sertão do Araripe sofrem trabalhando em mineradores que desprezam qualquer tipo de politica de promoção a saúde e segurança do trabalhador, Todos na maioria das vezes acometido por inúmeras doenças laborais decorrentes da cadeia produtiva de extração do GESSO.
Seria bastante importante, que atrelado a essa grande Feira internacional do Gesso, , que o assunto SAÚDE DO TRABALHADOR SEJA discutido como pauta principal.
quarta-feira, 27 de julho de 2011 | Postado por Vinícius C. Bezerra às 05:47 | 0 comentários
27 de Julho - Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.
Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.
Hoje, 30 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.
quarta-feira, 6 de julho de 2011 | Postado por Vinícius C. Bezerra às 11:30 | 0 comentários
CURSO PPRA 16/07
terça-feira, 5 de julho de 2011 | Postado por Vinícius C. Bezerra às 16:02 | 0 comentários
Condições de trabalho nas obras da Transnordestina são reprovadas pelo Ministério Público do Trabalho
Os trechos de Salgueiro, Parnamirim e Araripina/Custódia foram autuados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por diversas irregularidades no que diz respeito às condições de trabalho nas obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco.
Mais de 10 mil trabalhadores devem ser beneficiados com a intervenção. De acordo com a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT, os problemas da obra foram: ausência/inadequação de sanitário e fornecimento de água potável e precariedade dos veículos de transporte de trabalhadores.
Além disso, o MPT também verificou problemas com relação ao pagamento de horas extras, às horas de deslocamento e de intervalos de jornadas.
Para os procuradores, uma questão grave verificada foi a chamada “jornada britânica”, que nada mais é do que o horário de trabalho pré-estabelecido já previamente marcado no cartão de ponto. “Encontramos cartões de pontos de junho e julho já totalmente preenchidos”, fala Mildner. “Isso é grave, inclusive pode ser enquadrado como crime de falsidade ideológica”, complementa.
Ainda sobre jornada os procuradores constataram irregularidades nas jornadas. “Há trabalhadores que pegam às 5h e largam às 19h, com menos de uma hora de almoço”, revelaram. (com informações/Ascom MPT/foto reprodução Google)
Assinar:
Postagens (Atom)